Algumas histórias de amor parecem escritas para o cinema, mas, no caso de Wagner Moura e Sandra Delgado, o roteiro nasceu na vida real. Discretos e juntos há mais de duas décadas, os dois chamaram atenção ao aparecerem juntos no tapete vermelho do Globo de Ouro no último domingo (11), quando o ator venceu o tão comemorado prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama, o primeiro do Brasil na categoria.
Enquanto os holofotes estavam voltados para o protagonista de 'O Agente Secreto', a esposa acompanhava o momento de ouro do marido com a mesma discrição de sempre, mas não deixou de roubar a cena com seu look elegante no tapete vermelho. Ainda assim, muitas pessoas não a conheciam até este momento, então...
Sandra é baiana de Salvador, formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, e tem uma trajetória sólida nas artes visuais. Fotógrafa, documentarista e roteirista, ela sempre transitou pela fotografia ao audiovisual, com projetos ligados à memória, à cultura e às histórias de artistas brasileiros. Atualmente, divide sua rotina entre o Rio de Janeiro e Los Angeles, acompanhando também os caminhos profissionais de Wagner Moura.
Mas essa história começou no Carnaval de Salvador. Eles se conheceram ainda na época da faculdade, mas só ficaram juntos anos depois, em 2001, no meio da folia. O que era para ser apenas um beijo atrás do trio elétrico virou algo muito maior, já que, pouco tempo depois, Sandra pediu demissão de dois empregos na capital baiana e se mudou para o Rio de Janeiro para viver com Wagner.
"A gente casou sem nunca ter namorado", relembrou ela, anos depois, em tom bem-humorado. Desde então, o casal teve três filhos (Bem, Salvador e José) e sempre fez questão de manter a família longe da exposição e polêmicas. Mesmo com Wagner entre os atores brasileiros mais reconhecidos internacionalmente, os dois preservaram ao máximo os filhos, vivendo entre Brasil e Estados Unidos conforme os projetos profissionais.
Sandra trabalhou como assistente do fotógrafo Mario Cravo Neto no início da sua carreira, integrou o projeto Viva Favela no Rio de Janeiro, participou de exposições importantes como o FotoRio e teve trabalhos premiados internacionalmente. Em 2016, fez parte da Escuela FLORA, na Colômbia, um programa voltado à prática artística contemporânea, e em 2018 abriu o festival FotoRio Resiste com a instalação 'Objetos da Memória'.
Como documentarista, dirigiu a série 'Terceiro Sinal', exibida no canal GNT, retratando grandes nomes do teatro brasileiro. Em 2021, assinou o roteiro da série histórica 'Maria Bonita' e, agora, a esposa de Wagner Moura prepara seu primeiro longa de ficção, 'The Outsider', projeto no qual o ator participa como produtor executivo e em uma pequena atuação, sendo esta a primeira colaboração profissional direta do casal.
Durante uma entrevista ao programa norte-americano 'The Tonight Show', apresentado pro Jimmy Fallon, Wagner Moura falou sobre o relacionamento duradouro com Sandra Delgado e contou um detalhe inusitado de uma vez que até tentou pedir a esposa em casamento, mas acabou levando um 'fora' que nunca mais esqueceu.
"Eu vivo com minha mulher há 15 anos e temos três filhos, mas nunca nos casamos oficialmente. Então eu pedi a mão dela em casamento em Las Vegas. Mas ela disse não. Ela disse: 'Isso é ridículo'", contou ele em 2016, arrancando boas risadas da plateia. Casados oficialmente ou não, é inegável a parceria e companheirismo entre os dois.
player2
player2